Loja do Cidadão da Madeira
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Entidades na Loja

2 nos 2 - NOS MADEIRA

2 nos 2 - NOS MADEIRA

Serviços disponibilizados: 

  • Telecomunicações a pessoas singulares ou empresarial.Todos os pedidos de adesão ou alteração de serviços requerem documentos de identificação pessoal (cartão de cidadão, bilhete de identidade, cartão de contribuinte, passaporte) sendo realizado posteriormente pela NOS no espaço mais curto possível, dependendo do serviço que seja contratado pelo cliente.

 

Contactos:

291 637 000
http://www.nos.pt


Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 8h30 às 19h30
Sábados: 8h30 às 13h30

 

Logo EEM 3 - EMPRESA DE ELECTRICIDADE DA MADEIRA

Logo EEM 3 - EMPRESA DE ELECTRICIDADE DA MADEIRA

 Serviços disponibilizados:

  • Receção da requisição de fornecimento de energia elétrica;
  • Celebração de contratos de fornecimento de energia eléctrica;
  • Realização de alterações contratuais;
  • Adesão ao débito directo;
  • Adesão à factura electrónica;
  • Comunicação de leituras;
  • Cobranças de facturas;
  • Registo de pedidos de informação e reclamações;
  • Esclarecimentos diversos.


Descrição dos principais processos:

Ligações à rede/contratação

Numa primeira fase, é necessário avaliar as condições técnicas de ligação à rede. Para este efeito, o Técnico Responsável (pelo projecto ou execução) deverá submeter à EEM, através do portal, o PIT (Pedido de Informação Técnica), com a indicação dos parâmetros necessários à análise da ligação pretendida. (consultar www.eem.pt). Os procedimentos apresentados neste capitulo aplicam-se a ligações novas e a instalações existentes sempre que ocorram alterações técnicas, nomeadamente alteração de potencia requisitada e outras situações acompanhadas de técnicos ou entidades devidamente credenciadas.

As condições comerciais de ligação à rede encontram-se definidas no Anexo denominado “Condições Comerciais de Ligação às Redes de Transporte e Distribuição de Energia Eléctrica” constante da legislação em vigor.


Instalações definitivas:

  • Requisição de fornecimento de energia;
  • Declaração de responsabilidade/termo de responsabilidade;
  • Email da DRET a concordar com a celebração do contrato
  • Anexo C;
  • Anexo A e B, no caso de ser uma requisição colectiva;
  • Reforço de rede;
  • Caução se a potência for superior a 41,40 kVA;
  • Taxa de ligação a incluir na primeira factura.


Instalações eventuais:

  • Requisição de fornecimento de energia;
  • Declaração de responsabilidade/termo de responsabilidade;
  • Email da DRET a concordar com a celebração do contrato
  • Autorização camarária ou de entidades governamentais para a realização do evento;
  • Caução de acordo com a potência a contratar;
  • Taxa de ligação a incluir na primeira factura.


Instalações provisórias:

  • Requisição de fornecimento de energia;
  • Licença de construção;
  • Anexo C;
  • Declaração de responsabilidade/termo de responsabilidade;
  • Email da DRET a concordar com a celebração do contrato
  • Caução se a potência for superior a 41,40 kVA;
  • Taxa de ligação a incluir na primeira factura.


Contratação em Baixa Tensão Normal (BTN) - Contratos referentes a uma potência igual ou inferior a 41.40 kVA.

O cliente deverá confirmar se o estabelecimento de energia refere-se a uma ligação nova, religação, alteração de titularidade ou alteração de titularidade acompanhada por uma alteração da potência. No caso de se tratar de uma mudança de nome, o cliente deverá comunicar a leitura do contador de energia eléctrica.


Documentos a apresentar:

Pessoa singular:

  • Cartão de cidadão ou bilhete de identidade e contribuinte.

Pessoa Colectiva:

  • Constituição da sociedade ou registo da certidão comercial ou código da certidão permanente; bilhete de identidade da(s) pessoa(s) a quem obriga a assinatura;
  • Certidão predial ou documento comprovativo de propriedade: como por exemplo licença de habitabilidade, escritura pública de compra e venda; contrato de promessa compra e venda (mediante declaração compromisso assinado pelo o cliente que irá entregar oportunamente a escritura); contrato de arrendamento.


Adesão ao Débito Directo - O cliente poderá escolher uma das seguintes opções:

  • Ao balcão, apresentando o comprovativo dos dados bancários (IBAN e BIC Swift);
  • Junto da sua entidade bancária (elementos necessários: nº da entidade e de autorização de débito indicados na factura);
  • No portal EEM Online, no menu serviços subscritos, clique na opção subscrever o serviço Débito Direto e siga as instruções que lhe serão disponibilizadas.


Adesão à factura electrónica:

  • Ao balcão, indicando o local de consumo e o endereço de email respectivo;
  • Contact Center através do telefone nº 800221187;
  • No Portal EEM – devendo registar-se em EEM Online e aceder ao serviço de factura electrónica.


Comunicação de Leituras:

  • Caso a potência contratada seja igual ou inferior a 20,7 kVA, a leitura dos contadores é efectuada pelos funcionários da EEM num período de 3 em 3 meses. Caso a potência contratada esteja superior a 20,7 kVA, a leitura dos contadores é igualmente efectuada pelos funcionários da EEM, mas todos os meses;
  • Se o cliente quiser contactar a EEM para transmitir a leitura do contador, quer por falta de comparência do funcionário da empresa quer por iniciativa particular, poderá fazê-lo na data indicada na fatura utilizando, para esse fim e de uma forma mais comoda e gratuita, a Linha Verde - 800221187.

 

Contactos:

291 211 300
http://www.eem.pt


Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 8h30 às 19h30
Sábados: 8h30 às 13h30

 

meo altice 5 - MEO - ALTICE

meo altice 5 - MEO - ALTICE

Serviços disponibilizados:

Telecomunicações a pessoas singulares ou empresarial:

  • Venda de equipamentos (a pronto ou a prestações);
  • Aconselhamento e venda de equipamentos (móveis e fixos) em loja a pronto pagamento ou a prestações;
  • Troca de pontos;
  • Adesão e rebate de pontos por equipamentos em loja, em função da disponibilidade de stock de cada loja e de acordo com os termos e condições do Programa de Troca de Pontos;
  • Desbloqueio de telemóveis;
  • Desbloqueio de equipamentos à rede Meo, efetuado em loja mediante apresentação de prova de compra;
  • Venda de seguros e acessórios;
  • Adesão a Seguro de Roubo e Danos, nas modalidades anual ou mensal para equipamentos adquiridos à MEO;
  • Venda de acessórios para smartphones e outros equipamentos (capas de smartphones, películas, carregadores, cabos, entre outros);
  • Venda de serviços; 
  • Aconselhamento e registo de adesão e acompanhamento de todos os serviços fixos e móveis oferecidos pela Altice;
  • Portugal para o segmento consumo e empresarial;
  • Alteração de serviços (Fixo e Móvel);
  • Adesão ao serviço móvel e fixo TV+TELEFONE+NET. Alteração de serviços (fixo e móvel) a pedido do cliente, para os mercados consumo e empresarial. Exemplo de alterações de serviço: Migrações de Tecnologia, Alterações de Tarifário, Alterações Contratuais, Acréscimos, Mudanças de Casa, Alteração de Número e Alteração de Morada;
  • DOA's de equipamentos;
  • Troca imediata de equipamentos móveis, fixos e acessórios que tenham anomalia identificada nos primeiros dias após a venda (o prazo depende do fabricante) e de acordo com validação efetuada presencialmente;
  • Emissão de 2ªs vias;
  • Emissão e ativação de 2ª via de cartão em loja. São ativas 2ªs vias por motivo de perda ou furto do cartão, incompatibilidade do cartão com o equipamento e defeito de fabrico (motivo aceite no período legal de garantia de 2 anos). Este serviço tem uma taxa de 10 €, podendo em alguns casos ser isenta;
  • Pagamento de faturas;
  • Pagamentos de faturas de serviços fixos e móveis efetuados de forma assistida em loja por um colaborador;
  • Carregamentos;
  • Carregamentos de cartões da rede móvel, efetuados de forma assistida em loja por um colaborador.

 

Contactos:

291 500 522

https://www.meo.pt


Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 8h30 às 19h30
Sábados: 8h30 às 13h30

 

logo SRE 6 - SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

logo SRE 6 - SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Serviços disponibilizados:

Educação:

  • Ação Social Escolar e apoios socioeducativos;
  • Associação de Pais e Encarregados de Educação/Liga de Pais;
  • Aquisição e entrega de boletins de concurso de pessoal não docente; (1)
  • Pedido de certidões; (2)
  • Orientação escolar e profissional;
  • Saídas profissionais;
  • Rede Escolar, com os diversos níveis de educação e cursos existentes, com as diversas valências e sua localização;
  • Bolsas de estudo;
  • Apoio ao regime especial de alta competição;
  • Jovens em formação;
  • Acesso ao ensino superior;
  • Ensino especial, pessoas com deficiência e sobredotados;
  • Acesso às fases de concurso de pessoal docente e não docente.


Equivalências:

  • Equivalências de habilitações estrangeiras;
  • Equivalências entre os 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico Regular e Recorrente;
  • Equiparação de habilitações nacionais (antigas).


Formação

Cursos de formação disponíveis nas Escolas da RAM:

  • PCA - Percursos Curriculares Alternativos;
  • CEF - Cursos de Educação e Formação;
  • EFA - Curso de Educação e Formação de Adultos;
  • FM - Formações Modulares;
  • CAE - Curso Artístico Especializado do 2.º Ciclo do Ensino Básico;
  • CAE - Curso Artístico Especializado do 3.º Ciclo do Ensino Básico.

 

Venda de bilhetes para a Festa de Abertura da Cerimónia do Desporto Escolar;

 

Formação profissional - Informações:

  • Cursos profissionais: condições de acesso, duração e destinatários;
  • Inscrições nos cursos do Instituto para a Qualificação; (3)
  • Validação de competências adquiridas,
  • Certificação de formadores;
  • Acreditação de Entidades;
  • Níveis de certificação e Formação Profissional;
  • Cursos de animadores desportivos,
  • Cursos Vocacionais e Profissionais, na área da música.

  

PROCEDIMENTOS E CUSTOS:

(1) AQUISIÇÃO E ENTREGA DE BOLETINS DE CONCURSO DE PESSOAL NÃO DOCENTE

  • Aquisição do formulário para o concurso - 1 €;
  • Documentos a apresentar;
  • Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão;
  • Curriculum Vitae.

    (2) PEDIDOS DE CERTIDÕES.
  • Certidão do 4º ano de escolaridade da Delegação Escolar do Funchal – 8,49 €;
  • Certidão do 6º ano de escolaridade dos Serviços de Educação Artística e Multimédia - 5,22 €;
  • Documentos a apresentar: Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão.

(3) INSCRIÇÕES NOS CURSOS DO INSTITUTO PARA A QUALIFICAÇÃO.

  • Inscrição nos cursos é gratuita, contudo a matricula em algumas formações modulares tem o custo conforme a duração do curso;
  • 15,00 € para cada unidade de 25h;
  • 30,00 € para cada unidade de 50h;
  • Acresce a importância de seguro escolar.

Documentos a apresentar:

  • Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão;
  • Certificado de Habilitações Literárias.


Nota: No ato de inscrição para uma Ação Capacitar, o/a candidato/a deverá apresentar documento comprovativo da inscrição no Instituto Regional de Emprego.

 

Contactos:

291 212 241
http://www.madeira.gov.pt/sre


Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 8h30 às 19h30
Sábados: 8h30 às 13h30

 

logo IHM 7 - INSTITUTO DE HABITAÇÃO DA MADEIRA

logo IHM 7 - INSTITUTO DE HABITAÇÃO DA MADEIRA

Serviços disponibilizados:

 Candidaturas aos Programas Habitacionais em vigor na IHM:

  • Habitação Social;
  • Recuperação de Imóveis Degradados;
  • Apoio aos Desempregados - Rendas e Prestações Bancárias.

Receção de Exposições, Requerimentos e Reclamações;

Recebimento de Fichas de Atualização de Rendimentos;

Inquilinos e Mutuários:

  • Pagamentos:
  • Rendas; 
  • Prestações;
  • Cânon Superficiário.


Apoio às Candidaturas ao Arrendamento Jovem – Porta 65.

 

Contactos:

291 212 248
www.ihm.pt


Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 8h30 às 19h30
Sábados: 8h30 às 13h30

 



CMF 8 - CÂMARA MUNICIPAL DO FUNCHAL

CMF 8 - CÂMARA MUNICIPAL DO FUNCHAL

 

Serviços disponibilizados:

  • Pagamento de faturas de consumo de água (quer dentro do prazo limite de pagamento quer já em Execução Fiscal);

 

Documentos de referência:

Basta trazer uma fatura ou identificar o consumidor através do nome ou NIF.

 

Contactos:

291 212 236

www.cm-funchal.pt


Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 8h30 às 19h30
Sábados: 8h30 às 13h30

 

logo DRTAI 9 - DIREÇÃO REGIONAL DO TRABALHO E AÇÃO INSPECTIVA

logo DRTAI 9 - DIREÇÃO REGIONAL DO TRABALHO E AÇÃO INSPECTIVA

 Serviços disponibilizados:

  • Atribuições nas relações coletivas de trabalho;
  • Apreciação das condições de trabalho;
  • Higiene, segurança e saúde no trabalho;
  • Estatísticas laborais;
  • Conciliação e mediação nos conflitos individuais e coletivos de trabalho;
  • Conciliação e mediação no controlo do cumprimento das normas laborais e de segurança e saúde no trabalho.

 

A DRTAI compreende as seguintes unidades:

Direção de Serviços de Assuntos Laborais:

  • Proceder à consulta jurídica e à prestação de informações no domínio laboral;
  • Elaborar pareceres e informações sobre a legislação do trabalho de âmbito nacional e regional e participar no processo de ratificação de convenções aprovadas pela Conferência Internacional do Trabalho;
  • Analisar e conceder autorizações, aprovações, licenças, registos e vistos, previstos nas normas de direito do trabalho e demais legislação aplicável.

 https://www.madeira.gov.pt/drtai/Estrutura/Assuntos-Laborais/Condi%C3%A7%C3%B5es-de-Trabalho

  • Assegurar o diálogo social e a promoção de conciliações entre parceiros sociais da Região Autónoma da Madeira, bem como promover a concertação social com vista a prevenir a eclosão de conflitos laborais, adotando as medidas necessárias à sua superação;
  • Efetuar os trabalhos preparatórios e técnicos, bem como projetos de regulamentação coletiva de trabalho por via administrativa;
  • Proceder ao registo, depósito e publicação dos instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho;

https://www.madeira.gov.pt/drtai/Estrutura/Assuntos-Laborais/Contrata%C3%A7%C3%A3o-Coletiva-Regional

https://www.madeira.gov.pt/drtai/Estrutura/Assuntos-Laborais/Contrata%C3%A7%C3%A3o-Coletiva-Nacional

  • Elaborar a 3.ª série do Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira (relações de trabalho);

http://joram.madeira.gov.pt/joram/3serie/

  • Assegurar o cumprimento da legislação no que se refere aos aspetos laborais do trabalho de estrangeiros na Região Autónoma da Madeira;

https://www.madeira.gov.pt/drtai/Estrutura/Inspe%C3%A7%C3%A3o-do-Trabalho

  • Realizar as operações estatísticas laborais regionais;

https://www.madeira.gov.pt/drtai/Estrutura/Assuntos-Laborais/Estat%C3%ADstica-no-Trabalho

  • Promover a política de higiene, segurança e saúde nos locais de trabalho.

https://www.madeira.gov.pt/drtai/Estrutura/Assuntos-Laborais/Seguran%C3%A7a-e-Sa%C3%BAde-no-Trabalho

 

Direção de Serviços de Apoio à Ação Inspetiva:

  • Visa a promoção da melhoria das condições de trabalho através do controlo do cumprimento das disposições legais, regulamentares e convencionais respeitantes às condições de trabalho e à segurança e saúde no trabalho.

https://www.madeira.gov.pt/drtai/Estrutura/Inspe%C3%A7%C3%A3o-do-Trabalho

 

Serviço Regional de Resolução Voluntária de Conflitos de Trabalho:

  • Realizar diligências de conciliação e mediação nos conflitos individuais de trabalho;
  • Realizar arbitragens voluntárias institucionalizadas de litígios laborais.

https://www.madeira.gov.pt/drtai/Estrutura/Assuntos-Laborais/Concilia%C3%A7%C3%A3o

 

Comissão Regional para a Igualdade no Trabalho e no Emprego:

  • Combater a discriminação e promover a igualdade entre mulheres e homens no trabalho, no emprego e na formação profissional, tanto no setor público como no setor privado.

https://www.madeira.gov.pt/drtai/Estrutura/CRITE

 

Contactos:

291 212 231

http://www.madeira.gov.pt/drtai


Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 8h30 às 19h30
Sábados: 8h30 às 13h30

 

logo DRET 11 - DIREÇÃO REGIONAL DE ECONOMIA E TRANSPORTES TERRESTRES - CARTA DE CONDUÇÃO

logo DRET 11 - DIREÇÃO REGIONAL DE ECONOMIA E TRANSPORTES TERRESTRES - CARTA DE CONDUÇÃO

Serviços disponibilizados:

CARTA DE CONDUÇÃO

A. CARTA DE CONDUÇÃO
A.1. Revalidação
A.2. Duplicado (2.ª via)
A.3. Alteração de elementos
A.3.1. Nome
A.3.2. Averbamento de nova categoria

B. CERTIFICADO DE MATRÍCULA: DOCUMENTO ÚNICO AUTOMÓVEL

B.1. Alteração da cor do veículo

C. CONTRA-ORDENAÇÕES RODOVIÁRIAS

C.1. Pagamento voluntário da coima

 

D. REGISTO DE INFRAÇÕES DE CONDUTOR (RIC)

D.1. Certidão de registo de infrações do condut

A.1. REVALIDAÇÃO DA CARTA DE CONDUÇÃO

Descrição:
A revalidação das cartas de Condução efetua-se mediante entrega pelos seus titulares de comprovativo médico da sua aptidão física e mental, nos termos definidos em regulamento.
A revalidação deve ser efetuada durante os seis meses que antecedem as novas idades obrigatórias, mas não antes desses 6 meses.
Desde 1 de janeiro de 2008, que os prazos de revalidação da Carta de Condução variam em função das idades e das categorias de veículos. Conheça as novas regras através da Internet, no site do IMT.


Quem pode requerer?

  • Cidadãos com a Carta de Condução.

Quando posso requerer?

  • Durante os seis meses que antecedem as novas idades obrigatórias para cada categoria de veículo.


O que é preciso para requerer?

  • Exibição do original da Carta de Condução;
  • Exibição do original do documento de identificação;
  • Exibição do original do documento de Identificação Fiscal.

Atestado Médico:

a) Emitido por médico no exercício da sua profissão para condutores de veículos (de todas as categorias).
Aos 50 anos de idade - Relatório de exame psicológico favorável para os condutores do Grupo 2: condutores de veículos das categorias C, C+E, D, D+E, das subcategorias C1, C1+E, D1 e D1+E, bem como os condutores das categorias B e B+E que exerçam a condução de ambulâncias, veículos de bombeiros, de transporte de doentes, transporte escolar e de automóveis ligeiros de passageiros de aluguer.


Qual o custo?

  • 20 €, até aos 69 anos;
  • 15 €, a partir dos 70 anos;
  • 30 €, no caso de título de condução caducado (independentemente da idade do titular).


Outras Informações:

  • O impresso para o atestado médico poderá ser adquirido na Loja do Cidadão ou Online.

A.2. DUPLICADO DA CARTA DE CONDUÇÃO

Descrição:

A emissão de segunda via da Carta de Condução deve ser solicitada nas situações de mau estado de conservação do documento, ou nas situações em que tenha havido extravio ou roubo da Carta de Condução.


Quem pode requerer?

  • Cidadãos com a Carta de Condução.


Quando posso requerer?

  • Em qualquer momento.


O que é preciso para requerer?

  • Exibição do original do documento de identificação;
  • Exibição do original do documento de Identificação Fiscal;
  • Declaração da PSP de participação de extravio/roubo da carta de condução ou declaração emitida pela DRET.


Qual o custo?

  • 30 €.

A.3. ALTERAÇÃO DE ELEMENTOS DA CARTA DE CONDUÇÃO 

Descrição

Alteração de elementos que constam na Carta de Condução, tais como nome e averbamento de nova categoria.

Quem pode requerer?

  • Cidadãos com a Carta de Condução.

Quando posso requerer?

  • Em qualquer altura.


O que é preciso para requerer?

  • Exibição do original do documento de identificação;
  • Exibição do original do documento de Identificação Fiscal;
  • Apresentação da Carta de Condução.


Qual o custo?

  • € 30 nas restantes situações.

B.1. ALTERAÇÃO DE COR DO VEÍCULO

Implica a alteração de um elemento constante do certificado de matrícula. Determina a emissão de novo certificado, sendo obrigatória a entrega do anterior.


Documentos:

  • Documento de identificação do veículo (Livrete e Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);
  • Exibição do original do documento de identificação;
  • Exibição do original do documento de identificação fiscal.


Taxa:

  • 30 €;
  • 30 € sobretaxa por tratamento urgente do pedido.

C.1. PAGAMENTO VOLUNTÁRIO DA COIMA

Nos primeiros 15 dias úteis subsequentes à notificação do auto de notícia, o autuado pode proceder ao pagamento voluntário da coima.


Documentos:

  • Auto de notícia da PSP;
  • Outras Informações;
  • A data da notificação para efeitos de contagem do prazo de 15 dias úteis é aquela que consta do próprio auto assinado pelo arguido ou a constante da notificação via postal (CTT).

 

 Horário de Funcionamento - Carta de Condução:

Segunda a Sexta: 8h30 às 19h30

Sábados: 8h30 às 13h30

Contactos:

291 212 262

http://www.madeira.gov.pt/dret/

 

logo DGAJ 12 - DIREÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO E JUSTIÇA – REGISTO CRIMINAL

logo DGAJ 12 - DIREÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO E JUSTIÇA – REGISTO CRIMINAL

Serviços disponibilizados:

  • Emissão do Registo Criminal de pessoa singular;
  • Emissão do Registo Contumácia de pessoa singular;
  • Emissão de Registo Criminal de pessoa coletiva;
  • Emissão de Registo Contumácia de pessoa coletiva;
  • Emissão de Certificado de Medidas Tutelares Educativas.

Todas as informações necessárias para a obtenção de cada um destes documentos estão descritas no site da DGAJ, com o seguinte endereço: http://www.dgaj.mj.pt/sections/idcrim

 

Contactos:

291 212 251

http://www.dgaj.mj.pt/sections/idcrim


Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 8h30 às 19h30
Sábados: 8h30 às 13h30

Drapma 15 - DIREÇÃO REGIONAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA – PASSAPORTES

Drapma 15 - DIREÇÃO REGIONAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA – PASSAPORTES

Serviços disponibilizados:

Concessão de Passaportes - Adultos e menores:
  • Para os menores é necessário autorização de quem detém as responsabilidades parentais.
    Sendo pais divorciados o pedido tem que ser feito por quem exerce o poder paternal, apresentando certidão da regulação do poder paternal com menos de 6 meses;
  • Pais solteiros tem que ser sempre os dois a autorizar, não sendo possível assinatura presencial pode ser feita uma autorização no notário, advogado, ou consulado português com assinatura reconhecida;
  • A emissão de passaporte exige sempre apresentação de cartão de cidadão ou bilhete de identidade válido:
  • Nos casos em que o cidadão é possuidor de passaporte ainda válido é também exigido a apresentação do mesmo, caso não o apresente, é aplicada uma multa de 40 € acrescidos ao valor normal do passaporte, excepto nos casos em que seja apresentada uma participação de extravio ou roubo feita numa esquadra de policia.
Concessão de Passaportes Especiais;

Para todos os procedimentos anteriores é necessário apresentar Bilhete de Identidade válido ou Cartão do Cidadão.

Os custos e prazos dos passaportes são os seguintes:

  • 5 dias úteis – 65 €;
  • 3 dias úteis – 85 €;
  • 2 dias úteis – 95 €.
Entrega de Passaportes e pedidos de informação.

 

Contactos:

291 212 271

https://www.madeira.gov.pt/drapma

 

Possibilidade de Agendamento Prévio para a Emissão de Passaporte na Loja do Cidadão
Balcão dos Passaportes – Loja do Cidadão da Madeira

A partir do próximo dia 3 de agosto de 2020, segunda feira, a Direção Regional da Administração Pública e da Modernização Administrativa (DRAPMA) disponibiliza, através da internet, o agendamento prévio do atendimento no Balcão dos Passaportes, na Loja do Cidadão.
Assim, para comodidade do cidadão, e evitar eventuais filas de espera, pode o cidadão agendar o dia e hora que lhe é mais conveniente para tratar de assuntos relativos a passaportes através da plataforma https://atendimento.madeira.gov.pt/
Estão previstos agendamentos entre as 8h30 e as 18h30, de segunda a sexta, e aos sábados entre as 8h30 e as 12h30.
O atendimento sem agendamento prévio continua a ser possível, bastando, se for essa a opção do cidadão, dirigir-se à Loja do Cidadão no seu horário normal de atendimento e, como habitualmente, dirigir-se ao balcão dos passaportes.
Passaporte Eletrónico Português é concedido na Região Autónoma da Madeira pela DRAPMA, num prazo de 2 a 5 dias úteis, conforme a celeridade pretendida (normal, urgente ou expresso).
Para a emissão de passaporte o cidadão deverá ser portador de Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão válido.
Caso pretenda a renovação do passaporte, deverá ser portador do passaporte atual.


Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 8h30 às 19h30
Sábados: 8h30 às 13h30

 

logo SEF 16 - SERVIÇO DE ESTRANGEIROS E FRONTEIRAS

logo SEF 16 - SERVIÇO DE ESTRANGEIROS E FRONTEIRAS

Serviços disponibilizados:

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) é um serviço de segurança integrado no Ministério da Administração Interna (MAI) que, no quadro da política de segurança interna, tem por missão assegurar o controlo das pessoas nas fronteiras, dos estrangeiros em território nacional, a prevenção e o combate à criminalidade relacionada com a imigração ilegal e tráfico de seres humanos, gerir os documentos de viagem e de identificação de estrangeiros e proceder à instrução dos processos de pedido de asilo, na salvaguarda da segurança interna e dos direitos e liberdades individuais no contexto global da realidade migratória.

Enquanto órgão de polícia criminal, o SEF atua no processo, nos termos da lei processual penal, sob a direção e em dependência funcional da autoridade judiciária competente, realizando as acções determinadas e os actos delegados pela referida autoridade.

Compete ao SEF promover, coordenar e executar as medidas e acções relacionadas com estas actividades e com os movimentos migratórios e, a nível internacional, assegurar, por determinação do Governo, a representação do Estado Português nos grupos de trabalho da União Europeia, bem como em organizações ou eventos internacionais relativos à sua área de actuação.

Áreas de Actuação:

  • Documentação de estrangeiros;
  • Fronteiras;
  • Investigação criminal;
  • Fiscalização;
  • Asilo e refugiados;
  • Peritagem documental e documentação de nacionais e estrangeiros;
  • Relações Internacionais e Cooperação;
  • Rede Europeia das Migrações;
  • Projectos Europeus.

 

Contactos:

Email geral: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Email para renovação do título de residência: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Rede fixa: 808 202 653

Rede móvel: 808 962 690

http://www.sef.pt/


Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 8h30 às 19h30 

Sábados: Encerrado

 

logo IEM 17 - INSTITUTO DE EMPREGO DA MADEIRA

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Serviços disponibilizados:

Agendamentos limitados a requerimentos e/ou pedidos de reinício de prestações de desemprego.

Marcações: https://www.iem.madeira.gov.pt/ ou através da linha telefónica 291 145 749  (dias úteis, das 09h00 às 15h30).    

Nota: Para a inscrição ou reinscrição no centro de emprego deverá privilegiar os meios eletrónicos, consultando a página oficial do IEM (clicar Centro de emprego e de seguida Inscrições) para preenchimento da ficha de inscrição e respetiva submissão. Posteriormente, será contactado por um dos Polos de Emprego da área de residência para validar os dados e poder ser efetuado o registo no centro de emprego. 

Para outros assuntos relacionados com o centro de emprego (por exemplo, pedido de declarações), deverá ser enviado um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e solicitar a informação pretendida. 

ÀS ENTIDADES EMPREGADORAS:

Registo de ofertas de emprego - Informações necessárias:

  • Número de Pessoa Coletiva da entidade;
  • CAE –Classificação de Atividade Económica;
  • Perfil da oferta de emprego:
    a) Profissão;
    b) Número de postos de trabalho;
    c) Habilitações necessárias;
    d) Tipo de contrato de trabalho;
    e) Remuneração;
    f) Outros requisitos específicos necessários para o exercício da função.

 

AOS CANDIDATOS A EMPREGO:

Inscrição para emprego - Dados necessários:

  • Bilhete de Identidade (*);
  • Cartão de Contribuinte (*);
  • Cartão da Segurança Social (*);
  • (*) Ou Cartão de Cidadão;
  • Comprovativo de habilitações literárias (nas situações em que possuir formação técnica/profissional ou superior).

Nota: Apenas poderão proceder à inscrição no Centro de Emprego, utentes que:

  • a) Tenham idade igual ou superior aos 16 anos, sendo que tendo 16 anos, terá de ter comprovativo como possui a escolaridade obrigatória;
  • b) Tenham residência na Região Autónoma da Madeira;
  • c) Estejam em situação legal na Região.

Acesso às ofertas de emprego existentes;

Receção de requerimentos de Prestações de Desemprego - Documentos a apresentar:

  • Bilhete de Identidade (*);
  • Cartão de Segurança Social (*);
  • Cartão de Contribuinte Fiscal (*);
  • (*) Ou Cartão de Cidadão;
  • Requerimento de prestações de desemprego devidamente preenchido;
  • Declaração da entidade empregadora (Modelo 5044 - DGSS), devidamente preenchido e assinado pela entidade empregadora, devendo indicar o motivo da cessação do contrato de trabalho na forma legalmente prevista;
  • Cópia da comunicação da intenção da cessação do contrato de trabalho, nos termos previstos no Código de Trabalho, em caso de despedimento promovido pela entidade empregadora, por motivo de extinção de posto de trabalho ou despedimento coletivo;
  • Documento comprovativo de conta bancária, da qual seja o primeiro titular;
  • O documento é fornecido pelo seu Banco, com indicação do NIB (Número de Identificação Bancária). Caso o seu Banco use outro número de conta que não seja o NIB, é favor indicar ambos.

Nota: Em situações especiais de requerimento de prestações de desemprego, sugere-se o contacto prévio com o balcão de atendimento para obter informações sobre os demais documentos necessários à instrução de processo, nomeadamente:

  • Salários em atraso;
  • Cessação de contrato de trabalho por mútuo acordo integrado num processo de redução de efetivos ou despedimento coletivo;
  • Despedimento por justa causa (iniciativa do trabalhador);
  • Despedimento por justa causa; extinção de posto de trabalho; despedimento por inadaptação (iniciativa da entidade empregadora).

 

Contactos:

291 212 281

http://www.iem.madeira.gov.pt/


Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 8h30 às 19h30

Sábados: 8h30 às 13h30

 

Logo Horários Funchal 18 - HORÁRIOS DO FUNCHAL

Logo Horários Funchal 18 - HORÁRIOS DO FUNCHAL

Serviços disponibilizados:

  • O equipamento permite fazer carregamentos de passes e bilhetes.

 

Contactos:

http://www.horariosdofunchal.pt/


Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 8h30 às 19h30

Sábados: 8h30 às 13h30

 

logo Cópia RRR 20 - ARM - ÁGUAS E RESÍDUOS DA MADEIRA S.A.

logo Cópia RRR 20 - ARM - ÁGUAS E RESÍDUOS DA MADEIRA S.A.

 Serviços disponibilizados:

  • Receção de pedidos de fornecimento de água de rega, água potável, recolha de resíduos urbanos e saneamento de águas residuais;
  • Celebração de contratos de fornecimento de água de rega, água potável, recolha de resíduos urbanos e saneamento de águas residuais;
  • Realização de alterações contratuais;
  • Adesão ao débito direto;
  • Adesão à fatura eletrónica;
  • Comunicação de leituras;
  • Cobrança de faturas;
  • Registo de pedidos de informação e reclamações;
  • Atendimento geral.

Contactos:    

   291 212 289

www.aguasdamadeira.pt


Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 8h30 às 19h30

Sábados: 8h30 às 13h30

 

logo seguranca social 21 -INSTITUTO DE SEGURANÇA SOCIAL DA MADEIRA

logo seguranca social 21 -INSTITUTO DE SEGURANÇA SOCIAL DA MADEIRA

Serviços disponibilizados:

  • Atendimento Geral, Regimes da Segurança Social e Tesouraria, designadamente;
  • Pedido de declaração de Situação Contributiva;
  • Pedido do Cartão Europeu do Seguro de Doença;
  • Pedido de alteração de morada;
  • Pedido de subsídio de assistência a filhos e netos;
  • Pedido de Subsídio Social de Desemprego subsequente;
  • Pedido de Pensão de Invalidez;
  • Pedido de Pensão;
  • Pedido de Complemento Solidário para Idosos (CSI);
  • Pedido de Complemento por Dependência;
  • Pedido de Abono Pré-Natal;
  • Pedido de Abono de família para crianças e jovens;
  • Pedido de Subsídio Parental;
  • Pedido de Subsídio por Interrupção da Gravidez;
  • Pedido de Subsídio por Risco Clínico;
  • Pedido de Subsídio por Adoção e Adoção Licença Alargada;
  • Pedido de Bonificação por Deficiência;
  • Subsídio de Assistência por 3.ª Pessoa;
  • Subsídio Funeral e Prestações por morte;
  • Pedido de Subsídio Doença por Tuberculose;
  • Pedido de Subsídio de Doença;
  • Pagamentos à Segurança Social; 
  • Pedido de Formulários / Requerimentos;
  • Receção de Formulários / Requerimentos e Documentos.

Os formulários de segurança social estão disponíveis para download através do Link: seg-social.pt/formulario

 

Contactos:

291 212 294

http://www.seg-social.pt


Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 8h30 às 19h30

Sábados: 8h30 às 13h30

 

logo AT RAM 22 - AT-RAM – AUTORIDADE TRIBUTÁRIA

logo AT RAM 22 - AT-RAM – AUTORIDADE TRIBUTÁRIA

Serviços disponibilizados:

  • Liquidação e cobrança do Imposto Único de Circulação – IUC – necessária a apresentação do título de propriedade do(s) veículo(s);
  • Cobrança de todos os impostos mediante apresentação do respectivo documento de cobrança;
  • Inscrição de número de identificação fiscal – necessária a apresentação de documento de identificação válido e atualizado. Em caso de o requerente possuir nacionalidade de país que não da União Europeia é necessária a nomeação de representante fiscal que, tem que ser residente e estar presente no ato de inscrição;
  • Alteração de dados do número do NIF tais como nome e morada;
  • Início de atividade – necessária a apresentação de IBAN (número de identificação bancária);
  • Alterações de actividade;
  • Cessação de actividade.

 

Contactos:

291 212 296

https://www.portaldasfinancas.gov.pt


Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 8h30 às 19h30

Sábados: 8h30 às 13h30

 

logo DRAJ 23 - DIREÇÃO REGIONAL DA ADMINISTRAÇÃO E JUSTIÇA – REGISTO DE CERTIDÕES

logo DRAJ 23 - DIREÇÃO REGIONAL DA ADMINISTRAÇÃO E JUSTIÇA – REGISTO DE CERTIDÕES

Serviços disponibilizados:

Emissão de certidões:

Registo Civil: assentos de nascimento, de casamento ou de óbito

Para a requisição das certidões  temos que ter a necessária informação, ou seja: o nome completo e datas de nascimento, casamento ou óbito, conforme o caso, bem como filiação completa e local do nascimento, estado civil e nome completo do cônjuge.

Valor:

  • certidão de cópia integral: 20 €;
  • Certidão para efeitos de Segurança Social: 10 €;
  • Fotocópia com valor de informação: 1 € por cada página;
  • Modelo Internacional: 20 €
 
Registo Predial:

Para a requisição das certidões temos que ter a necessária informação: Descrição do prédio no Registo Predial e a inscrição matricial, nome do actual proprietário.

Valor:

  • Certidão de Teor: 30 € e mais 16 € por cada prédio a mais;
  • Fotocópia com valor de informação:1 € por cada página

 

Registo Comercial:

Para a requisição das certidões  temos que ter a necessária informação: Denominação da empresa e NIPC (Número Individual de Pessoa Colectiva):

Valor:

  • Certidão de Teor: 30 €;
  • Fotocópia com valor de informação: 1 € por cada página

 

Com ou sem agendamento

Contactos:

 Email único: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

291 212 206

 

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 8h30 às 19h30

Sábados: 8h30 às 13h30

logo DRAJ 24 - DIREÇÃO REGIONAL DA ADMINISTRAÇÃO E JUSTIÇA – CARTÃO DO CIDADÃO

logo DRAJ 24 - DIREÇÃO REGIONAL DA ADMINISTRAÇÃO E JUSTIÇA – CARTÃO DO CIDADÃO

 Serviços disponibilizados:

 

Prazo de Validade de Cartão de Cidadão

Até completar 25 anos de idade

5 anos

Após completar 25 anos de idade

10 anos

Cidadãos brasileiros beneficiários do Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres ao abrigo do Tratado Porto Seguro

Data de validade corresponde à do Cartão de Residência, não podendo exceder o prazo que resulta da idade do cidadão

Cartão de Cidadão Provisório

90 dias

 

Taxas Serviços do Cartão de Cidadão

  <25

>25

Pedido normal com entrega em território Nacional

  15 €

  18 €

Pedido normal com entrega no estrangeiro

  20 €

  23 €

Pedido Extremo Urgente com entrega no próprio dia ou no prazo de 1 dia útil (levantamento em balcão designado pelo IRN)

  50 €

  53 €

Pedido urgente com entrega em território Nacional

  30 €

  33 €

Pedido urgente com entrega no estrangeiro

  45 €

  48 €

           

Cartão de Cidadão Provisório

70 €

Alteração de morada

3 €

Alteração de local de entrega em território nacional ou estrangeiro

6 €

Alteração de local de entrega para território estrangeiro

8 €

Primeiro pedido até a idade de 20 dias com entrega em território nacional

7,5 €

Primeiro pedido até a idade de 20 dias com entrega no estrangeiro

10 €

 

Nota: Não dispomos de serviço externo para pedidos de cartão cidadão.

 

Actos Isentos:

  • Confirmações de morada,
  • Pedido de segundas vias de cartas pin;
  • Activação da assinatura electrónica;
  • Alterações de códigos;
  • Levantamentos por terceiros;
  • Entrega de cartão de cidadão; 
  • Cancelamento de cartões de cidadão.

Documentos Necessários: Bilhete de Identidade, número de contribuinte, cartão de Segurança Social, cartão de utente, cartão de eleitor e ainda de qualquer subsistema de saúde de que seja beneficiário por exemplo ADSE; ou cartão de cidadão caducado ou a necessitar de alteração caso já seja titular de cartão de cidadão.

No caso de perda ou extravio de B.I. ou de C.C. : necessidade de apresentação de passaporte ou carta de condução válidos e emitidos em Portugal ou por país da Comunidade Europeia. Na falta destes, deverá fazer-se acompanhar ou apresentar documento de um familiar de linha directa devidamente identificado, ou por duas testemunhas também devidamente identificadas

 

 Agendamento opcional:

 

Contactos:

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 Agendamento online : https://agendamento.irn.mj.pt/

 

 

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 8h30 às 19h30

Sábados: 8h30 às 13h30

 

logo DRAJ 25 - DIREÇÃO REGIONAL DA ADMINISTRAÇÃO E JUSTIÇA – REGISTO AUTOMÓVEL

logo DRAJ 25 - DIREÇÃO REGIONAL DA ADMINISTRAÇÃO E JUSTIÇA – REGISTO AUTOMÓVEL

Serviços disponibilizados:

Registo de Propriedade:

Documentos Necessários: Requerimento de Registo Automóvel preenchido e assinado pelo comprador e vendedor; Certificado de Matrícula do automóvel a registar ou Registo de Propriedade e Livrete, conforme o caso.

Valor: 65 euros até aos 60 dias após a data indicada no requerimento de registo de propriedade. Após os 60 dias acresce 65 euros de multa.

 

Registo de Propriedade com reserva sem multa:

Valor: 97,50 €.

 

Registo de Propriedade com reserva com multa:

Documentos Necessários: Os mesmos do acto anterior com indicação do valor da reserva de propriedade e cláusula penal da mesma.

Valor: 162,50 €.

 

Registo de propriedade por herança – tantos requerimentos de registo automóvel quantos herdeiros existam – preenchidos e assinados pelos interessados:

Documentos Necessários: Certidão de Imposto de Selo por óbito do autor da herança, Testamento se existir, Certificado de Matrícula do automóvel a registar ou Registo de Propriedade e Livrete, conforme o caso.

Valor: 65 € até aos 60 dias após a data indicada na certidão de imposto de selo. Após os 60 dias acresce 65 € de multa.

 

Mudança de Residência de Propriedade Automóvel ou de Nome:

Documentos necessários: Requerimento de Registo de Propriedade Automóvel preenchido e assinado pelo proprietário; certificado de matrícula ou registo de propriedade e livrete;

Valor: 35 €.

 

Duplicado de Certificado de Matrícula:

Documentos Necessários: Requerimento de Registo de Propriedade Automóvel preenchido e assinado pelo proprietário na presença do funcionário deste balcão ou reconhecida presencialmente;

Valor: 30 €.

 

Extinção de Registo de Reserva:

Documentos Necessários: Requerimento preenchido e assinado pelo reservante Certificado de matrícula ou registo de propriedade e Livrete;

Valor: 32,50 €.

 

Extinção Registo de Locação Financeira:

Documentos Necessários: Requerimento de Registo Automóvel, preenchido e assinado pelo locador, Contrato rescisão de Locação Financeira, Certificado de Matrícula ou Registo de Propriedade e Livrete;

Valor: 65 €.

 

Registo de Hipoteca: Os mesmos documentos dos actos anteriores;

Valor: 65 €.

 

Certidão;

Valor: 17 €.

 

Informação – Proprietário actual;

Valor: 5 €.

 

Informação – Todos os Proprietários

Valor: 7 €.

 

Registo de Propriedade Reboque:

Documentos Necessários: Requerimento de Registo Automóvel, preenchido e assinado pelos interessados, Certificado de Matricula ou registo de Propriedade e Livrete;

Valor: 65 €, dentro dos 60 dias da data que consta no requerimento de propriedade, ultrapassando os 60 dias acresça mais 65 €de multa.

 

Site para recolha de impressos para registo de veículos:

http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/automovel/impressos-de-registo-de/

 

Com ou sem agendamento:

 Email único: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

291 212 204

 

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 8h30 às 19h30

Sábados: 8h30 às 13h30

 

 

logo espaço cidadao 26 - ESPAÇO DO CIDADÃO

logo espaço cidadao 26 - ESPAÇO DO CIDADÃO

Clique aqui para mais informações.

Logo IASAUDE 27 - IA-SAÚDE – MÁQUINA DE REEMBOLSOS – ADSE/SEGURANÇA SOCIAL

Logo IASAUDE 27 - IA-SAÚDE – MÁQUINA DE REEMBOLSOS – ADSE/SEGURANÇA SOCIAL

 Serviços disponibilizados:

  • Recepção automática de documentos para obter reembolsos ligados a despesas de saúde. Para a sua utilização é necessário o cartão do cidadão e os comprovativos da despesa.

 

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 8h30 às 19h30

Sábados: 8h30 às 13h30

 

Logotipo SDC 30 - SERVIÇO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Logotipo SDC 30 - SERVIÇO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

 

Serviços disponibilizados:

 

  • Prestar, presencialmente e de forma gratuita, informações aos consumidores sobre a temática do consumo (pessoa singular a quem sejam fornecidos bens, prestados serviços ou transmitidos quaisquer direitos, destinados a uso não profissional, por pessoa que exerça com carácter profissional uma atividade económica que vise a obtenção de benefícios);
  • Receber pedidos de informação/de apoio ou reclamações de consumidores;
  • Mediar extrajudicialmente conflitos de consumo de resolução imediata e menor complexidade;
  • Organizar e encaminhar os pedidos de informação/apoio e reclamações dos consumidores para a sede do Serviço de Defesa do Consumidor;
  • Recepcionar todos os documentos relativos ao caso apresentado pelo consumidor, como por exemplo cópia do contrato/encomenda, confirmação/prova de pagamento e comprovativo de anterior contacto com a entidade reclamada na tentativa de resolver o conflito;
  • Facultar legislação respeitante ao direito do consumo.

 

Poderá ainda apresentar a sua reclamação ou pedido de apoio/informação através de formulário disponibilizado na nossa página de Internet https://www.madeira.gov.pt/sdc.

 

Contactos:

291200240

http://www.madeira.gov.pt/sdc

 

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 8h30 às 19h30

Sábados: Encerrado

 

centro formalidadesCENTRO DE FORMALIDADES DE EMPRESAS

centro formalidadesCENTRO DE FORMALIDADES DE EMPRESAS

Serviços disponibilizados:

O CFE é um serviço de atendimento integrado que reúne no mesmo espaço físico várias entidades com intervenção directa nos processos de constituição, alteração ou extinção de empresas e actos afins.


Estão presentes neste CFE:

  • Front Office - Corpo técnico de atendimento;
  • Balcão IDE, IP-RAM;
  • Loja da Exportação.
  • Gabinete de Apoio ao Registo Comercial;
  • Balcão do Instituto Nacional de Propriedade Industrial;
  • Cartório Notarial;
  • Empresa na Hora;
  • Marca na Hora;
  • Associação na Hora;
  • Instituto de Segurança Social da Madeira
  • Autoridade tributária


O CFE do Funchal tem competência para:

 

Constituir os seguintes tipos de entidades:

  • Sociedades civis sob forma comercial; 
  • Sociedades por quotas; 
  • Sociedades unipessoais por quotas; 
  • Sociedades em nome coletivo; 
  • Sociedades anónimas; 
  • Sociedades em comandita;
  • Associações.


Proceder a:

  • Transformações de Sociedades;
  • Alterações ao pacto social de Sociedades; 
  • Cessão de Quotas de Sociedades; 
  • Dissolução de Sociedades; 
  • Reconhecimentos
  • Partilha de quotas sociais
  • Pedidos de registo de propriedade industrial


Requerer:

  • Certidão comercial em papel;
  • Cartão da empresa;

 

Prestar informações sobre:

  • Licenciamentos;
  • Sistemas de Incentivos disponíveis;
  • Apoio técnico às empresas exportadoras ou potencialmente exportadoras.

 

Contactos:

291 000 700

http://www.ideram.pt/cfe

 

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta:9h00 às 18h00

Sábados: Encerrado

 

 
 
 
 
 

Horário de Funcionamento

Horário de funcionamento atualmente em vigor:

 

Segunda a Sexta: 8h30 às 17h30

Sábados: 8h30 às 13h30

Alguns balcões estão sujeitos a alteração de horário.

Informação Útil

  • ENTIDADES COM AGENDAMENTO OBRIGATÓRIO
  • ENTIDADES COM SERVIÇOS LIMITADOS

Artigos mais consultados

  • Entidades na Loja
  • Espaço Cidadão
  • ENTIDADES COM AGENDAMENTO OBRIGATÓRIO
  • Informações Gerais

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